segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Querido Papai Noel


Estou escrevendo não para pedir e sim para lhe agradecer. Esse ano foi mais que especial, cheio de conquistas, superações e momentos especiais. Queria agradecer pelas pessoas que sempre estiveram presentes em minha vida, por aquelas que passaram a fazer parte dela, pelas experiências vividas, os aprendizados adquiridos, os novos lugares que desvendei e por tudo que ainda está por vir. Papai Noel esse ano eu não venho pedir presente, só quero dizer Muito Obrigada!

Carinhosamente..
Allana

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Chico Buarque

Hoje o Som Brasil é com Chico Buarque e como tenho uma paixão por suas composições resolvi postar sobre ele.




Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque ou ainda Chico Buarque de Hollanda, é um música, dramaturgo e escritor brasileiro. Iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Socialista declarado, se auto-exilou na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil.

Desde muito jovem, conquistou reconhecimento de crítica e público tão logo os primeiros trabalhos foram apresentados. Ao longo da carreira foi parceiro como compositor e intérprete de vários dos maiores artistas da Música popular Brasileira como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Milton Nascimento e Caetano Veloso.

Chico Buarque com sua sensibilidade compôs varias músicas retratando temas a partir do ponto de vista das mulheres com notória poesia e beleza: esse estilo é adaptado em Com açúcar e com afeto escrito para Nara Leão; continuou nessa linha com belas canções como Olhos nos Olhos e Teresinha, gravadas por Maria Bethânia, Atrás da Porta, interpretada por Elis Regina, e Folhetim, com Gal Costa, Iolanda (versão adaptada de letra original de Pablo Milanés), num dueto com Simone, Anos Dourados – um clássico feito em parceria com Tom Jobim para a minissérie de mesmo nome e "O Meu Amor" para a peça "Ópera do Malandro" interpretada por Marieta Severo e Elba Ramalho sendo que, para essa última, fez também "Palavra de Mulher".

Segundo Ruy Guerra, cineasta e escritor, amigo de Chico Buarque: "Cavalo de sambistas, alquimistas, menestréis, mundanas, olhos roucos, suspiros nômades, a alma à deriva, Chico Buarque não existe, é uma ficção - saibam. Inventado porque necessário, vital, sem o qual o Brasil seria mais pobre, estaria mais vazio, sem semana, sem tijolo, sem desenho, sem construção."

Esse é um gênio da música intelectual respeitável que merece sempre ser ouvido com bastante atenção.

Fica pra você a minha música preferida de Chico Buarque de Holanda - João e Maria.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mais que ESPECIAL...




Hoje ao assistir o vídeo de meu irmão dançando forro em um festival de dança, a emoção tomou conta de mim, pois só sabem o quanto uma "criança especial" é realmente especial, é quem os tem em suas vidas.

Leonardo é o mais velhos dos filhos, tem 25 anos e nasceu com um retardamento mental. Ele não possui nenhuma síndrome e não foi diagnosticado a real causa do seu problema.

Durante meus poucos anos de vida já ouvi muitos comentários sobre crianças excepcionais. (Coitada das mãe, coitada da criança) e isso sempre me provocou grande raiva. Realmente não é fácil educar e desenvolvê-las. Meus pais sempre estiveram empenhados no desenvolvimento do Leo, foram muitas técnicas e sessões de fisioterapias para que ele aprendesse a andar, inúmeras consultas com a fonoaudióloga para melhorar sua dicção, uma escola especial para desenvolver seu apredizado... e insistentes saídas e festas para sua socialização.

Não estou aqui pra dizer que é fácil educar uma criança excepcional, pois não é pra qualquer um. Graças a insistência de meus pais, familiares e amigos hoje Leonardo é um rapaz "independente".

Sempre que falo que meu irmão é especial perguntam se ele sabe fazer as coisas sozinho, não sabem esses que meu irmão é muito inteligente. Infelizmente o retardamento mental dele não o permite aprender a ler, porém ele lê um calendário como ninguém e grava datas bem melhor do que eu. Ele é extremamente religioso e sabe todas as datas das novenas da maioria dos santos. Tem uma esperteza que só vendo, quando está perto do seu aniversário já sai pedindo o que quer para todos, esse ano me pediu um aparelho de DVD, e tem gente que ainda pensa que ele é besta.

Eu como irmã de um EXCEPCIONAL, tenho orgulho de ser, pois tenho certeza que ESPECIAIS são aqueles que têm a sorte de os tê-los em suas vidas.

Agora pra vocês confirmarem tudo que eu disse é só assistir o video do Leo dançando e me digam: meu irmão é ou não é demais?! =D